A higiene do sono é definida como uma variedade de práticas e hábitos que são importantes para uma boa qualidade do sono, condição esta necessária para manutenção de saúde física e mental.
Aqui vão 10 dicas para promover um sono saudável:
💡Mantenha uma rotina com horários fixos para dormir e acordar. Isto é, levante no mesmo horário mesmo que não tenha dormido bem. Isso será desafiador nos primeiros dias, mas seu corpo acostumará. Não altere sua rotina de sono no fim de semana para mais de uma hora.
💡Evite as sonecas durante o dia.
💡Evite cafeína e álcool.
💡Use o quarto somente para atividades de quarto. Isto é, não assista TV, use a internet, coma, estude neste ambiente. Você quer treinar seu cérebro a pensar que “uma vez na cama, é hora de dormir”.
💡Evite açúcar e carboidrato ao menos 2 horas antes de dormir.
💡Evite ingerir líquidos 3 horas antes de dormir, para reduzir o desejo de urinar durante a noite.
💡Faça exercícios físicos regularmente. Eles liberam endorfina, que reduz o estresse, o que auxilia no sono.
💡Se estiver deitado a mais de 30 minutos sem conseguir dormir, levante-se e faça algo relaxante, como ler ou tomar um banho quente. Depois volte para a cama.
💡Aprenda a manejar o estresse. Aprenda a distrair a mente. Você pode aprender algumas técnicas de relaxamento e usar nesse momento. Considere fazer terapia, caso seja necessário. Se você muda a forma como responde ao estresse, melhora consideravelmente o sono.
💡Coloque as preocupações no papel. Se ao deitar percebe sua mente com uma lista do que fazer ou lembrando o que deveria ter feito, criando histórias, reflexões, etc., levante-se, coloque tudo no papel e volte a deitar.

Caso essas mudanças não funcionem, talvez seja necessário procurar por uma avaliação especializada.

© 2019 Gabriela Reis. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec